Sol: de vilão a herói

Ir em baixo

Sol: de vilão a herói

Mensagem  Agatha Ramos em Qua 14 Out 2009, 6:53 pm

Em época de aquecimento global, o sol acabou sendo transformado em vilão, gerando uma preocupação excessiva com a exposição aos raios solares. O lado positivo foi o surgimento de diversos produtos com fator de proteção diária, como blush, batons, pó compacto e hidratantes. Não resta a menor dúvida que a exposição exagerada ao sol sem proteção pode conduzir ao câncer de pele, mas na medida certa ele é fundamental, afinal, sem o Sol, não haveria vida na Terra.

Mas o que muitos não sabem é que o sol sintetiza a vitamina D na nossa pele: essencial para a absorção do cálcio e desenvolvimento dos ossos. Os alimentos ricos em vitamina D são poucos como os óleo de fígado e de peixe, a sardinha e o salmão. Mas não adianta só consumir esses alimentos e ingerir a vitamina, é necessário se expor ao sol para poder metabolizá-la.

Devido a dificuldade de locomoção e de exposição à luz solar, as pessoas idosas ficariam mais suscetíveis a problemas como a osteoporose. A dermatologista Irene Dantas afirma que dez minutos diários são necessários para sentir os benefícios na pele e no organismo: ''O sol fortalece ainda imunidade protegendo contra alguns tipos de câncer, fixa o cálcio e fortalece os ossos''.

E os benefícios não páram por aí, um recente estudo comprovou que essa mesma vitamina D produzida com a ajuda do sol, teria um papel fundamental na prevenção de tumores como o câncer de mama, pulmão, próstata e intestino. '' Expor-se ao sol regularmente, torna a pele, inclusive, mais resistente a queimaduras'', complementa a doutora.

Mas um fator que chama a atenção é a sua ação antidepressiva. Quem não fica feliz e bem disposto ao acordar, abrir as janelas e ver o sol brilhando? E se for num final de semana melhor ainda. É por isso que no verão ficamos mais dispostos e com mais energia. O psiquiatra Fábio Neves esclarece : ''A luz estimula a liberação de serotonina, um neurotransmissor que regula o apetite, controla o humor, a energia e o bem-estar mental''.

Depois de descobrir todo o bem que o sol proporciona você ficou morrendo de vontade de ir a praia? Então vale a pena lembrar: ''Use filtro solar com no mínimo FPS 30, principalmente nas áreas sensíveis como orelha, mãos e pés'', ressalta a dermatologista. Ela vai além: ''Os fotoexpostos produzem mais vitamina, porém podem apresentar melanomas (manchas na pele) se não tomarem os devidos cuidados''.
avatar
Agatha Ramos

Mensagens : 14
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 29

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum