Producont
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Monumentos são alvos prediletos de pichadores cariocas

Ir para baixo

Monumentos são alvos prediletos de pichadores cariocas Empty Monumentos são alvos prediletos de pichadores cariocas

Mensagem  opinologo Seg 17 maio 2010, 8:57 pm

Prefeitura lança programa antipichação após vandalismo no Cristo Redentor e já recebe até ajuda de grupos de pichadores para a limpeza urbana

Diversos monumentos que fazem parte da história e da cultura da Cidade do Rio são alvos prediletos de pichadores. Quem anda pelas ruas da capital pode ver por todas as partes as marcas do vandalismo em estátuas como a do poeta Carlos Drumond de Andrade, em Copacabana, e a do líder da resistência negra, Zumbi dos Palmares, no Centro, por exemplo. O episódio mais polêmico foi a recente pichação no Cristo Redentor feita por dois jovens, Paulo Souza dos Santos, de 28 anos, e Edmar Batista de Carvalho, de 24.

Segundo Paulo, a intenção dele era apenas fazer um protesto sobre pessoas desaparecidas, e disse que não tem nada a ver com outras pichações na cidade. Os autores se entregaram à Polícia e ajudaram na limpeza do monumento.

O vandalismo só foi descoberto no dia 15 do mês passado, quando o Prefeito Eduardo Paes e a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foram inspecionar as obras de restauração e os trabalhos de liberação de acesso ao Cristo, após as chuvas ocorridas na primeira semana de abril, que resultaram na morte de 68 pessoas somente na capital. Em todo o estado, 417, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

O Cristo Redentor é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, e também é um dos cartões postais da cidade. Por causa disso, a agressão ao monumento repercutiu internacionalmente.

Foi perguntado à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SETE) o número de monumentos que existem na cidade e outras questões sobre depredação de patrimônios públicos:

Opinólogo: Levando-se em conta que o Rio sediará a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, qual a imagem da cidade após as pichações no Cristo Redentor?

SETE: A pichação do Cristo, felizmente, não abalou a imagem do Rio de Janeiro porque as Secretarias (Turismo e Segurança) agiram rapidamente.

Opinólogo: Qual o principal dever da população carioca em relação ao seu patrimônio?

SETE: A população tem que ser a primeira a cuidar da conservação tendo consciência e amando a sua cidade.

Opinólogo: Existe algum tipo de trabalho voluntário para a conservação dos monumentos?

SETE: Desconheço algum trabalho voluntário.

Opinólogo: Onde a população pode denunciar crimes de vandalismo?

SETE: Vandalismo pode e deve ser denunciado ao Disque Denúncia no telefone 22531177.

Opinólogo: Quantos monumentos têm a Cidade do Rio?

SETE: É impossível quantificar os pontos turísticos do Estado. As atrações e os pontos turísticos estão espalhados pelas regiões turísticas do Estado (Costa do Sol,Costa Verde, Serra Verde Imperial, Agulhas Negras, Vale do Café, Rio e Niterói). A mesma coisa em relação a zona Sul, não temos como quantificar. Alguns exemplos: Corcovado, Pão de Açúcar, Praias: Grumari, Copacabana e outras.

“O Rio tem um prejuízo anual médio de R$ 700 mil para limpar as pichações em monumentos e praças. O valor seria suficiente para reformar 30 praças”. Informou o Secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório.

No dia 30 do mês passado, a Prefeitura do Rio lançou o programa Antipichação, que irá identificar e reprimir os pichadores de monumentos da cidade. Foi comprado um novo equipamento de limpeza, que remove piches com jatos de gelo seco, que não utiliza água, não gera umidade e nem resíduos. Ainda, de acordo com o órgão, o programa teria início com a remoção de sujeitas no Túnel Novo, em Botafogo, sentido Copacabana.

No dia 12 deste mês foi realizada mais uma etapa do programa Desta vez, a limpeza do Parque das Crianças, no Aterro do Flamengo, que contou com a participação voluntária de 11 dos 20 ex-pichadores que se ofereceram para ajudar. O grupo está sendo supervisionado pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).

Um estudo divulgado pelo site de psicologia da Universidade de São Paulo (USP) sobre o perfil de pichadores diz que os autores geralmente são do sexo masculino, na faixa de 17 a 26 anos, e moradores de periferias das grandes cidades. O ato de pichar se trataria de uma subcultura vinculada ao movimento hip hop. Este tipo de vandalismo seria uma manifestação do modo de expressão de tais jovens com a sociedade, na busca por uma identidade.

Ainda, de acordo com o estudo, a pichação na sociedade contemporânea se confunde com a grafitagem, que tem finalidades políticas e ideológicas.

Sem dúvidas o incidente ocorrido no Cristo serviu para chamar a atenção não só das autoridades, como também de grupos de pichadores que estão percebendo a importância de preservar os monumentos da cidade. A conservação dos patrimônios cariocas só traz lucros: primeiro, porque o dinheiro usado para a manutenção dos mesmos poderá ser usado em outras coisas; segundo, porque contribui para o turismo e a boa imagem do Rio.



Imagens/fotos: 1) do poeta Carlos Drumond de Andrade, sentado, em Copacabana. Alvo de constantes depredações.

2) A parede próxima à entrada do Parque do Flamengo cheia de riscos em tinta preta.

3) A imagem do Cristo Redentor pichada. O local estava em obras para reformas.


Fontes:

http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=743034

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/04/15/cristo-redentor-foi-pichado-com-assinaturas-inscricoes-de-protesto-916350814.asp

http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?pid=S1678-51772008000300002&script=sci_arttext&tlng=pt

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4384635-EI5030,00-Policia+investiga+pichacao+do+Cristo+Redentor.html

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,limpeza-das-pichacoes-no-cristo-deve-ser-concluida-em-duas-semanas,540374,0.htm
opinologo
opinologo

Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos