Producont
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Natal da confusão

Ir para baixo

Natal da confusão Empty Natal da confusão

Mensagem  Felipe Torres Seg 09 Nov 2009, 5:24 pm

Mais um ano termina e a decoração de Natal se espalha por todos os cantos - e aí se incluem luzes, árvores, papai Noel, etc. O Rio se enche de cores, as pessoas se tornam mais alegres, fenômenos natalinos que tornam a cidade mais agradável e enchem de dinheiro os bolsos dos comerciantes. Entretanto, a má organização e falta de infraestrutura transformam esta época de festa em um verdadeiro caos urbano, principalmente em torno da maior árvore de natal da cidade, que se localiza no centro da Lagoa Rodrigo de Freitas. Ela ficou conhecida por se a maior árvore de Natal flutuante do mundo, e é patrocinada desde o ano de sua inauguração em 1996 pelo banco Bradesco. Atualmente, a altura recorde é de 85 metros de altura. A inauguração costuma ocorrer entre os dias 25 de novembro e 2 de dezembro de cada ano. Em 2007, tal espetáculo foi transmitido pela primeira vez, via televisão; na verdade, a inauguração da árvore marca o início das festas de final de ano na cidade. Vale ressaltar que este é o terceiro mais importante evento do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, perdendo apenas para o carnaval e o Réveillon. A prefeitura da cidade estima que aproximadamente 1 milhão de pessoas se deslocam semanalmente para ver o espetáculo das luzes que enfeitam a árvore.

Durante o período em que a árvore permanece no espelho d'água, os engarrafamentos na orla da Lagoa aumentam significativamente, por causa dos motoristas que param o carro para observá-la. O caos impera no entorno da atração, que nesta época fica repleto de flanelinhas, vendedores ambulantes ilegais e um sem número de pessoas que atravessam as pistas do bairro, provocando ocasionalmente alguns acidentes. A associação de moradores da Lagoa há anos sugere à prefeitura que patrocine a montagem de árvores em outros locais, como o piscinão de Ramos, a Lagoa de Jacarépagua, o piscinão de Deodoro, entre outros aptos a abrigar o mesmo tipo de evento. Esta proposta, porém, encontra obstáculo em opiniões que a consideram preconceituosa. Seus defensores, no entanto, alegam que desta forma a população ficaria mais perto de seus domicílios, evitando um número de carros acima do normal trafegando pela já conturbada orla da Lagoa.

A verdade é que este belo evento atrai anualmente milhares de pessoas, inclusive turistas, e movimenta a economia da cidade; a ideia, inclusive, já foi exportada para outros estados. Pela primeira vez no comando da cidade em um final de ano, o atual prefeito Eduardo Paes já anunciou que da mesma forma com que vem conduzindo o choque de ordem no resto do ano, neste período permanecerá na vigilância, para que a festa não acabe em caos.

ttp://img525.imageshack.us/img525/1349/arvoredenataldalagoa.jpg
Felipe Torres
Felipe Torres

Mensagens : 19
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos