Producont
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um pequeno trecho que areia, três esportes

Ir para baixo

Um pequeno trecho que areia, três esportes Empty Um pequeno trecho que areia, três esportes

Mensagem  eduardosx04 Qui 20 maio 2010, 6:28 pm

Foi na praia de Copacabana, em frente à rua Bolívar, que surgiram o Futevôlei, Altinho e o Frescobol

A praia de Copacabana é famosa mundialmente pela sua beleza e pelas músicas que a homenageiam. O que pouca gente sabe é que foi nela, mais precisamente no trecho em frente à rua Bolívar, é que nasceram três esportes genuinamente cariocas.

O mais antigo que deles é o Frescobol. Criado em 1946 por Liam Pontes de Carvalho, esse esporte tipicamente praiano onde não há vencedores ou vencidos, é um jogo simples que só tem um objetivo, não deixam a bola cair.

Durante a década de sessenta, em pleno regime militar, o arquiteto e ex-jogador de futebol do Botafogo e da Seleção Brasileira Octávio de Moraes, o "Tatá", criou o futevôlei. O esporte nasceu como uma forma de burlar a proibição da policia de se jogar futebol e "linha de passe", atividade que hoje em dia é conhecida como “Altinho” e é muito popular.

Atualmente a área em frente à rua Bolívar virou um espaço para os praticantes de frescobol. Com a proibição do jogo a beira mar, a área que antes era um campo de futebol passou a ser dominada pela galera da bolinha. O local hoje conta redes de proteção de quatro metros de altura por trinta de comprimento, que vão da calçada até uma boa parte da areia. Elas protegem os banhistas das boladas e ajudam os praticantes do esporte, já que não deixam as bolinhas irem parar muito longe.


COORDENADA- Ping-Pong
Producont entrevistou Fábio Cabus, 31 anos, professor de educação física, freqüentador da praia de Copacabana, praticante de futebol e futevôlei.

Producont – Você vai sempre à praia em frente a Bolívar?
Fábio Cabus – Nem sempre. Atualmente eu moro no Flamengo, mas eu morei em Copacabana mais de 20 anos, na Aires Saldanha quase esquina com Bolívar. Lá foi meu “point” por muitos anos, todos os meus amigos sempre jogavam uma “bolinha” lá.

P – Que “bolinha” você jogava lá?
FC – Futebol e futevôlei. Eu gosto mais de futebol, mas precisa de mais gente para montar um time. Como muitos dos meus amigos se atrasavam para o jogo, sempre rolava um altinho, e quando tinha rede livre, e gente suficiente, futevôlei.

P – Você ainda frequenta o local?
FC – Atualmente eu jogo minha “bolinha” no Leme, de vez em quando dou uma passada lá para rever os amigos, e quando ta rolando um futebol ou futevôlei eu sou obrigado a jogar ((risos)).

P- Você sabia que foi na Bolívar que nasceram o futevôlei, altinho e o frescobol?
FC – Eu sempre ouvi falar que esses esportes nasceram no Rio. O frescobol eu sabia que tinha nascido em Copacabana, mas não imagina que tinha sido ali na Bolívar. Futevôlei também?

P- Sim, futevôlei e o altinho. E frescobol, você pratica?
FC – Já joguei muito na beira do mar, mas confesso que sou melhor com os pés do que com as mãos. E também tinha o problema de acertar os banhistas e as crianças, mesmo sem querer às vezes a gente acabava acertando alguém.

P – Com o fim do campo de futebol que tinha em frente à Bolívar, houve uma invasão dos jogadores de frescobol, você acha que isso atrapalhou as pessoas, que como você, praticavam o futebol no local?
FC – Eu acho que apenas trocaram um esporte por outro. A galera do futebol apenas mudou de lugar, mas quem gosta do esporte não para nunca.

P – O local agora conta com redes para proteger os banhistas e delimitar a área da prática, o que você acha disso?
FC – Foi a melhor coisa. Eu mesmo já joguei algumas vezes lá. É bom que ninguém mais reclama das boladas e também nossa bolinha não vai mais parar no mar.

P- Você como professor de Ed. Física, o que acha dos esportes à beira mar?
FC – Olha os esportes à beira mar, como qualquer outro tipo de esporte, são benéficos à saúde. Porém, antes de praticar um esporte é sempre necessário fazer uma avaliação médica. Depois disso, procurar a orientação de um professor de educação física. Feito isso é só curtir.

Fontes:
http://www.futevolei.com.br/
http://www.frescobolcopaposto4.blogger.com.br
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/frescobol.htm
eduardosx04
eduardosx04

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos