Producont
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reconstruindo Ipanema

Ir para baixo

Reconstruindo Ipanema Empty Reconstruindo Ipanema

Mensagem  Felipe Torres Seg 28 Set 2009, 6:09 pm

Após anos de polêmicas e processos judiciais, finalmente a passarela localizada no começo de Ipanema, em frente ao Obelisco, no local que se costuma chamar de "Bar Vinte", finalmente foi demolida. Desde a sua construção, durante o projeto Rio Cidade em 1993, conduzido pelo ex-prefeito César Maia, foi motivo de acalorados debates entre a população do bairro; esta sempre se colocou contra uma obra que levava do nada para lugar nenhum, e que rapidamente tornou-se dormitório de mendigos ao lado das pilastras, fato que trazia evidentes incômodos e insegurança aos moradores. No entanto, a polêmica não desapareceu junto com a passarela: neste momento, diante do custo da demolição, de 30 mil reais, alguns moradores alegam que tal montante poderia ter sido utilizado na revitalização de outras áreas do bairro. Assim teve início outra discussão - se alguns espaços do bairro poderiam ter sido revitalizados, trazendo valorização e mudando a "cara" de Ipanema, quais seriam?

Ao andar pelo bairro, percebe-se a situação precária em que se encontram os parques do bairro. Um belo exemplo é a Praça da Paz: por muitos anos, a conservação do gradeado, do mobiliário e dos jardins do local foi patrocinada pelo Banco de Boston, que funcionava em uma de suas laterais. Com a retirada do patrocíno do espaço pelo banco americano, a Fundação Parques e Jardins, ligada à Prefeitura do Rio, se responsabilizou pela preservação da Praça. Infelizmente, o que se constata atualmente é a falta de cuidado com os brinquedos e com as grades, sem contar com o aumento do número de mendigos ocupando os bancos que deveriam ser usados para o conforto e a recreação dos moradores.

Calçadas e asfalto esburacados, telefones quebrados, moradores de rua, má conservação do mobiliário urbano são outras das mazelas do bairro, que arca com um dos mais elevados impostos da cidade, mas que vem sendo deixado de lado. Contudo uma solução parece partir da iniciativa privada, pois há cerca de 3 meses a empresa esportiva Adidas fez uma parceria público-privada com a Prefeitura do Rio, e se responsabilizou pela revitalização e conservação do canteiro central da Avenida Vieira Souto. Trata-se de uma solução que demonstra dar bons resultados. Será que desta vez o bairro remodela a sua feição?? Só o tempo poderá responder.
Felipe Torres
Felipe Torres

Mensagens : 19
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos