Producont
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Matéria final, editada em aula: Mixologia molecular

Ir para baixo

Matéria final, editada em aula: Mixologia molecular Empty Matéria final, editada em aula: Mixologia molecular

Mensagem  Roberta Pontual Seg 28 Set 2009, 6:52 pm

Mixologia molecular, a química dos bares

Roberta Pontual – Jornalismo – UniverCidade

Balança digital de alta precisão, sifão, medidor de PH, termômetro e medidor de brix (índice de açúcar). Pode até parecer um laboratório de química, mas esses são alguns aparelhos que fazem parte do equipamento de um barman que pratica a mixologia molecular, que é o estudo da composição química do álcool para a elaboração de sabores em coquetéis.

A nova moda se inspirou na já festejada gastronomia molecular, difundida por chefes premiados como o catalão Ferran Adriá, e está se espalhando pelo mundo. O resultado das experiências químicas atrás do balcão são drinques inusitados e diferentes, como o caviar de café, bebida feita com técnicas como a esferificação, que fazem gotas de café mergulhadas em solução de cálcio parecerem ovas de peixe. Além dos drinques com espumas, essências e até um concentrado de taninos para deixar mais "seco" um dry martini. A mixologia está em ascensão na Europa e dá os primeiros passos no Brasil.

Em São Paulo, vários bares já oferecem a novidade. Já no Rio, o bar Londra, em Ipanema, ainda é o único que tem um desses drinques no menu. É o Bellini Molecular, variação do clássico Bellini, que é preparado com pêssego, prosseco e espuma de polpa de pêssego (mais alguns produtos como alginato de sódio, citras e cálcio granulado). A apresentação deixa qualquer um impressionado - e dá até pena beber de tão lindo! Aproveite e vai lá provar. Vale o passeio.

Matéria final, editada em aula: Mixologia molecular Drinkmolecular2menorcrdMatéria final, editada em aula: Mixologia molecular W289

Londra, Hotel Fasano
Avenida Vieira Souto, 80 – Ipanema
Tel: (21) 3202-4004
Reservas até 20H30
www.fasano.com.br
Roberta Pontual
Roberta Pontual

Mensagens : 19
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 49
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos