Frescobol já tem um lugar ao sol

Ir em baixo

Frescobol já tem um lugar ao sol

Mensagem  Cristiane Nobili em Dom 16 Maio 2010, 9:29 pm

Os fãs de frescobol agora já contam com um espaço onde podem praticar o esporte sem incomodar os banhistas. O lugar já existe há cerca de três anos na praia de Copacabana, em frente à rua Bolívar, e conta com tela de proteção (que não deixa a bola escapar) e mangueiras, para refrescar os pés de quem joga na areia quente.

O local foi conquistado pela Associação de Frescobol de Copacabana Posto 4, que existe há cerca de quatro anos, e é formada por mais de 100 amantes do frescobol de diversos lugares do Rio. “Fomos à prefeitura solicitar o espaço e conseguimos a autorização imediatamente”, conta o presidente da Associação, Paulo Freire. E até quem não é chegado ao esporte saiu ganhando: “Adorei a iniciativa. É ótimo poder dar um mergulho sem correr o risco de levar uma bolada”, diz o aposentado Gustavo Almeida. Para tornar-se sócio, basta fazer uma inscrição e pagar uma mensalidade de cerca de R$ 10,00, que é para manutenção.

O frescobol foi criado na década de 40 pelo carioca Lian Pontes, morador de Copacabana, conforme explica o site do Portal São Francisco. Aos poucos, foi ganhando destaque pelas praias brasileiras e hoje é praticado em todos os estados, e até mesmo em outros países da Europa e Estados Unidos.

Associação alia frescobol à legalidade

O presidente da Associação de Frescobol de Copacabana Posto 4, Paulo Freire, é praticante do esporte desde 1957. Profissional da área de arquitetura e produtor de queijo, Paulo sempre foi amante do frescobol. Mas a questão do atrito entre banhistas e jogadores sempre o incomodou, e foi isso que o levou a fundar a associação. “Quando você joga na beira do mar está indo contra o bem estar do próximo”, explica Paulo. O grupo que deu início à associação surgiu há cerca de 20 anos, e até hoje se mantém unido.

Todos os finais de semana e feriados, dias em que a rede fica instalada na praia, Paulo está presente nas areias. “Jogamos até com chuva”, diz ele. A cada dia, cerca de 70 pessoas utilizam a rede da praia para jogar frescobol. “Acho esse lugar perfeito, já que posso praticar o esporte dentro da legalidade”, diz o sócio Lauro Moraes, lembrando que é ilegal praicar o esporte na beira da água em finais de semana e feriados, das 8 às 16hs.

Quem quiser saber um pouquinho mais sobre a associação, pode visitar o blog http://www.frescobolcopaposto4.blogger.com.br.

[img][/img]

O espaço destinado à prática de frescobol, na praia de Copacabana
avatar
Cristiane Nobili

Mensagens : 14
Data de inscrição : 22/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum