Producont
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Frescobol já tem um lugar ao sol

Ir para baixo

Frescobol já tem um lugar ao sol Empty Frescobol já tem um lugar ao sol

Mensagem  Cristiane Nobili Dom 16 maio 2010, 9:29 pm

Os fãs de frescobol agora já contam com um espaço onde podem praticar o esporte sem incomodar os banhistas. O lugar já existe há cerca de três anos na praia de Copacabana, em frente à rua Bolívar, e conta com tela de proteção (que não deixa a bola escapar) e mangueiras, para refrescar os pés de quem joga na areia quente.

O local foi conquistado pela Associação de Frescobol de Copacabana Posto 4, que existe há cerca de quatro anos, e é formada por mais de 100 amantes do frescobol de diversos lugares do Rio. “Fomos à prefeitura solicitar o espaço e conseguimos a autorização imediatamente”, conta o presidente da Associação, Paulo Freire. E até quem não é chegado ao esporte saiu ganhando: “Adorei a iniciativa. É ótimo poder dar um mergulho sem correr o risco de levar uma bolada”, diz o aposentado Gustavo Almeida. Para tornar-se sócio, basta fazer uma inscrição e pagar uma mensalidade de cerca de R$ 10,00, que é para manutenção.

O frescobol foi criado na década de 40 pelo carioca Lian Pontes, morador de Copacabana, conforme explica o site do Portal São Francisco. Aos poucos, foi ganhando destaque pelas praias brasileiras e hoje é praticado em todos os estados, e até mesmo em outros países da Europa e Estados Unidos.

Associação alia frescobol à legalidade

O presidente da Associação de Frescobol de Copacabana Posto 4, Paulo Freire, é praticante do esporte desde 1957. Profissional da área de arquitetura e produtor de queijo, Paulo sempre foi amante do frescobol. Mas a questão do atrito entre banhistas e jogadores sempre o incomodou, e foi isso que o levou a fundar a associação. “Quando você joga na beira do mar está indo contra o bem estar do próximo”, explica Paulo. O grupo que deu início à associação surgiu há cerca de 20 anos, e até hoje se mantém unido.

Todos os finais de semana e feriados, dias em que a rede fica instalada na praia, Paulo está presente nas areias. “Jogamos até com chuva”, diz ele. A cada dia, cerca de 70 pessoas utilizam a rede da praia para jogar frescobol. “Acho esse lugar perfeito, já que posso praticar o esporte dentro da legalidade”, diz o sócio Lauro Moraes, lembrando que é ilegal praicar o esporte na beira da água em finais de semana e feriados, das 8 às 16hs.

Quem quiser saber um pouquinho mais sobre a associação, pode visitar o blog http://www.frescobolcopaposto4.blogger.com.br.

[img]Frescobol já tem um lugar ao sol Img1055k[/img]

O espaço destinado à prática de frescobol, na praia de Copacabana
Cristiane Nobili
Cristiane Nobili

Mensagens : 14
Data de inscrição : 22/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos