Producont
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prefeitura do Rio lança projeto para melhorar luminosidade de Ipanema.

Ir para baixo

Prefeitura do Rio lança projeto para melhorar luminosidade de Ipanema. Empty Prefeitura do Rio lança projeto para melhorar luminosidade de Ipanema.

Mensagem  Marco Antonio Costa Seg 17 maio 2010, 5:14 pm

Prefeitura do Rio lança projeto para melhorar luminosidade de Ipanema.
A nova iluminação vai ajudar na falta de segurança que vem sendo a dor de cabeça das pessoas que circulam pelo bairro.

Moradores de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, esperam que o problema de falta de iluminação em alguns pontos do bairro seja resolvido com novas luminárias que aumentam a luminosidade e economizam energia, conforme promete projeto da prefeitura.
No dia do lançamento do programa, na quarta-feira (4/5), de maneira simbólica, somente uma luminária recebeu a luz especial. A previsão é que a área ganhe mais de 200 postes em até três meses. Atualmente, na Rua Visconde de Pirajá, os postes ainda não são suficientes para manter as calçadas iluminadas. Para isso, há pequenos postes no meio do passeio, mas, nem todos ficam acessos.
No coração de Ipanema, na praça N.Sra. da Paz, postes com lâmpadas apagadas causam uma escuridão preocupante. Quem anda na praça à noite só pode contar com a iluminação do comercio. Poucos postes estão com iluminação funcionando, alguns com as lâmpadas quebradas devido ao vandalismo que ocorre na área. “Muitas pessoas não passam por aqui. Tem medo. E os meninos de rua ficam batendo nos postes até que a luz apague. Olha aí quantas lâmpadas apagadas.”, desabafa a aposentada Isabel Mendes, moradora das proximidades da praça N.Sra. da Paz. A floricultura em frente à igreja funciona mais de vinte anos mas Bruno Souza, o floricultor, afirma que o comercio não é o mesmo devido à fraca iluminação. “Prejudica muito. É muita violência . As pessoas ficam com medo de passar pela praça por que fica muito escuro”.
Na praça Gen. Osório o problema é o tamanho das árvores que impedem a passagem de luz. A mesma situação ocorre na Rua Barrão de Jaguaribe, onde moradores tiveram que improvisar um pequeno refletor em cima de um tronco para não deixar o recanto às escuras.
No Jardim de Alah, trecho que divide Ipanema do Leblon, também fica difícil enxergar alguma coisa. Refletores apagados contribuem para a criminalidade no local. “A gente acha um pouco inseguro em função da iluminação que é fraca, por isso eu e minha mulher preferimos andar de bicicleta na praia, ao invés da lagoa”, comenta o engenheiro Eduardo Moraes.
O diretor da Rio Luz, Adelino Pereira, responsável pela manutenção da área sul da cidade, afirma que já estão sendo tomadas providencias para reverter a situação: “ A nossa manutenção é efetuada em 72 horas . Efetuamos a compra de materiais e estamos aguardando que eles cheguem. Eu acredito que até o final de maio eu consiga reformular toda a iluminação decorativa do Rio Cidade de Ipanema.

Marco Antonio Costa

Mensagens : 6
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos