Producont
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um oassis em meio ao caos de Copacabana

Ir para baixo

Um oassis em meio ao caos de Copacabana Empty Um oassis em meio ao caos de Copacabana

Mensagem  Raisa Seg 09 Nov 2009, 3:19 pm

Raisa Simplicio- UniverCidade

O Bairro Peixoto é composto por 2 praças, 1 travessa, 1 ladeira e 13 ruas. Seus limites são estabelecidos pelos Morro dos Cabritos e Morro de São João. Está limitado acima pela Rua Henrique Oswald, à esquerda pelas Ruas Santa Clara e Lacerda Coutinho, à direita pela Ladeira Tabajaras e abaixo pela Rua Tonelero.Compõem ainda no seu interior, as ruas Maestro Francisco Braga, Tenente Marones de Gusmão, Décio Vilares, Anita Garibaldi, Capelão Álvares da Silva e Figueiredo Magalhães. Ligando esta última à Rua Siqueira Campos, encontram-se as ruas Ministro Alfredo Valadão e Joseph Bloch e ligando a Rua Siqueira Campos
à Ladeira Tabajara está a Travessa Santa Margarida. Devido as obras de extensão do Metrô, a Rua Tenreiro Aranha foi incorporada à Estação Siqueira Campos. Reúne aproximadamente 440 prédios residenciais e 9.000 moradores, havendo uma concentração demográfica acentuada na área das ruas Figueiredo Magalhães, Siqueira Campos, Santa Clara e Tonelero.
Comerciante português, o Comendador Felisberto Peixoto chegou ao Brasil em 1875 e em 1903 iniciou a compra dos terrenos que deram orígem à sua chácara, que contava com uma lagoa, um pantanal, árvores frutíferas e um bambuzal entre os morros de São João e dos Cabritos. Os terrenos ficavam onde hoje se localiza o Bairro Peixoto, Nessa área havia um brejo onde crescia um capinzal que servia de pasto para as vacas leiteiras do proprietário. Na esquina da rua Tonelero, o Comendador vendia leite e capim para estábulo em Copacabana. Por não ter descendentes diretos, o Comendador Peixoto doou, em 1938, todos os terrenos de sua chácara para cinco instituições de caridade.

Bruna Almeida comenta sobre os encantos do Bairro Peixoto" É um dos lugares mais charmosos de Copacabana. Longe da Praia, porém próximo do verde, tem um clima maravilhoso, com praças, tranquilidade, pássaros. Totalmente contrário do caos como é conhecido Copacabana. Parece que o Grajaú foi levado pra lá(com mais prédios claro). A arquitetura de prédios baixos, a arborização das ruas, e as pequenas praças, lembram até alguns locais fora do Brasil. Muitos dos prédios não utilizam grades. É um lugar ótimo para morar."
Não sao apenas os moradores que são apaixonados pelo Bairro Peixoto, quem conhece logo se encanta com os atrativos do lugar reconhece Luís Paulo " muito charmoso, bem agradável, com ruas arborizadas e aparentemente. Bem legal esses pequenos edifícios uns ao lado dos outros, quase todos da mesma altura, mas com fachadas diferentese essas árvores altas nas calçadas... Deixa a rua inteira bonita! E também é bem interessante os predinhos sem garagens para carro. Nao sou morador do local, mas confesso que bate uma certa vontade de morar ali, porém é complicado comprar apartamentos nesse território.
Raisa
Raisa

Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos