Producont
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nova Lei do Inquilinato

Ir para baixo

Nova Lei do Inquilinato Empty Nova Lei do Inquilinato

Mensagem  Bruna Liberman Seg 30 Nov 2009, 7:02 pm

Nova Lei do Inquilinato

Após 18 anos, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou a nova Lei do Inquilinato, que agiliza o procedimento de despejo nos casos em que o inquilino tem dívida com o proprietário ou a imobiliária.
Pelo projeto, bastará a expedição de um mandado de despejo para o locatário ser obrigado a deixar o imóvel. Hoje, é exigido que o inquilino receba dois mandados e duas diligências, o que atrasa o processo. O locador também é beneficiado com a alteração na regra que suspende o mandado de despejo apenas quando o inquilino paga o saldo devedor no prazo de 15 dias. Dependendo do acúmulo da Justiça, demora cinco, seis meses só para este atestado ser anexado ao processo.
O projeto também beneficia o inquilino que, se for bom pagador, poderá não ser mais obrigado a conseguir um fiador. Entre as alterações propostas, o fiador também poderá desistir da função, precisando, apenas, garantir aviso prévio de 120 dias. A atual Lei do Inquilinato não previa estas questões.
Essas alterações na legislação, visa agilizar o processo os processos sobre inquilinato e dar garantias aos locadores que, muitas vezes, deixam de alugar seus imóveis, preocupados com um possível processo judicial envolvendo o inquilino.
Hoje, a média no Brasil é de 14 meses para retomar um imóvel.

Bruna Liberman

Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos